O diretor de Patrimônio e Finanças da ANPPREV, Aluízo Lucena, e a diretora de Comunicação da Entidade, Ana Dorinda Carballeda Adsuara, participaram, na manhã desta sexta-feira (2), da 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública, na Advocacia-Geral da União, em Brasília.
Na ocasião, foram tratados assuntos de interesse dos membros das carreiras da AGU, como a saúde mental dos advogados públicos, o teletrabalho e o programa de acolhimento aos novos membros.
SAÚDE MENTAL
Um tema de destaque no encontro foi a saúde mental dos advogados públicos federais, que foi pauta de um evento realizado pela Instituição no início desta semana.
Acerca do assunto, o diretor da ANPPREV ressaltou a necessidade de cuidados também com a saúde dos advogados públicos aposentados, que tanto contribuíram para a criação e fortalecimento da AGU. “Como representante da ANPPREV, sugiro que as ações de atenção à saúde mental se estendam aos aposentados, visto que também são advogados públicos federais e fazem parte da Instituição”, afirmou.
TELETRABALHO
A regulamentação do teletrabalho dos membros da AGU foi amplamente discutida entre os presentes na reunião. Os representantes da ANPPREV solicitaram que seja levada em consideração a regulamentação recomendada no Ofício nº 005/2024/PRES/ANPPREV, de 1º de fevereiro de 2024. O documento sugere que se avance e se reformule o modelo de teletrabalho, especialmente na parte que trata do trabalho presencial.
No documento, a ANPPREV reconhece a competência da AGU para regulamentação do trabalho presencial, mas defende que a maturidade profissional dos membros da AGU contempla um modelo menos rígido. “Com o propósito de representar os interesses associativos e ao mesmo tempo colaborar para a formulação de uma política administrativa que resguarde a imagem da instituição, fortaleça a participação presencial e traga resultados mais eficientes, sugerimos que o novo modelo seja reavaliado para que a chefia de cada unidade de exercício avalie, localmente, a sua realidade, e a necessidade de comparecimento presencial, montando um sistema de rodízio condizente com o interesse institucional, dele fazendo relatório mensal, dispensando-se a relação nominal com dias e horários de comparecimento”, trouxe o Ofício formalizado pela ANPPREV.
PROGRAMA ACOLHIDA
Outro ponto de destaque na reunião foi o Programa Acolhida, criado pela AGU para receber e capacitar os novos aprovados nos concursos públicos, além do novo modelo de concurso de servidores técnicos da AGU. A ANPPREV parabenizou a iniciativa de realização de curso de formação dos novos concursados e da criação de um sistema de Mentoria, em que membros mais experientes farão a mentoria do recém-admitido.
Devido à pauta extensa, na reunião, foram discutidos exclusivamente os pontos definidos pela AGU, não havendo espaço para discussão de outros temas, como os benefícios com honorários.