A ANPPREV, representada pela presidente, Drª. Maria Santíssima Marques, pelos diretores Drª. Amélia Caracas, Drª. Eulina Berni e Dr. Aluizo de Lucena e pelos assessores parlamentares da Presidência, Drª. Luciana Hoff e Dr. Roberto Giffoni, marcou presença na abertura do seminário “O papel do Advogado Público na consolidação dos direitos”, na noite desta quinta-feira, 9 de março, em Brasília. O evento é uma realização da Comissão Nacional de Advocacia Pública, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A mesa inicial, que teve a participação da presidente Maria Santíssima, contou com diversas outras autoridades. No discurso de abertura da programação, o presidente da OAB, Dr. Beto Simonetti, falou da importância da Advocacia Pública na defesa do Estado e das políticas voltadas à sociedade, pontuou que, mesmo diante das peculiaridades de cada área de atuação, a advocacia em essência é única, tanto pública como privada, e encerrou garantindo que a Advocacia-Geral da União poderá contar sempre com a parceria da OAB.
Na sequência, foi realizado o primeiro painel do seminário, intitulado “A AGU como protagonista”. A presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública da Ordem e associada à ANPPREV, Drª. Maria Dionne Felipe, discorreu sobre a história da Advocacia Pública, exaltando o trabalho desenvolvido nas diversas frentes. Na mesma linha, a Procuradora Geral Federal, Drª. Adriana Venturini, enfatizou o papel estratégico do advogado público e sua atuação em todas as questões que envolvem as políticas públicas, impactando positivamente o dia a dia do povo.
O ministro da AGU, Dr. Jorge Messias, iniciou sua fala cumprimentando o associado e assessor parlamentar da Presidência da ANPPREV, Dr. Roberto Giffoni, lembrando que, juntos, buscaram interlocução com a OAB, no sentido de angariar apoio ao projeto “honorários para todos”. Sobre a trajetória da Advocacia-Geral da União, Messias lembrou que a relevância alcançada pela AGU é o resultado do trabalho de tantos quadros de destaque que por ela passaram nestas três décadas, recordando o saudoso amigo Ricardo Franco Neto.
O Advogado-Geral da União concluiu manifestando a “imensa alegria” de comemorar os 30 anos da instituição e asseverando que sua gestão atuará com afinco para “prepará-la para os próximos 30 anos”.
O seminário “O papel do Advogado Público na consolidação dos direitos” segue nesta sexta-feira, na sede do Conselho Federal da OAB, com mais quatro painéis.