Planejar um novo horizonte para o Conselho de Recursos da Previdência Social. Com essa proposta, teve início, nesta quarta-feira (08/11), o XIII Encontro Nacional de Presidentes de Unidades Julgadoras do CPRS. A presidente da Anpprev, Maria Santíssima Marques, integrou o dispositivo de honra, composto pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pela presidente do Conselho, Ana Cristina Silveira, entre outras autoridades.
Abrindo as atividades do Encontro, que ocorre no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a presidente do CRPS ressaltou os resultados positivos conquistados ao longo de 2023: como o projeto Vitória Régia; a criação do enunciado 17, que prevê a uniformização da Jurisprudência Administrativa Previdenciária e Assistencial; além do orçamento para a nomeação de 300 conselheiros para 2024, entre outras melhorias alcançadas neste ano.
A Anpprev esteve representada pela presidente da entidade, pelos diretores de Finanças e Patrimônio, Aluizo Lucena; de Assuntos Jurídicos, Eulina Berni; pelo diretor de Assuntos Legislativos do Sinproprev, Augusto Brito; e pela representante estadual Tereza Ibiapina. Em sua fala, a presidente Maria Santíssima Marques destacou a importância da Previdência Social e os avanços ao longo da gestão de Ana Cristina Silveira, especialmente após a implementação do projeto Vitória Régia, que vem uniformizando todos os procedimentos do CRPS.
A abertura do evento foi encerrada com discurso do ministro da Previdência, Carlos Lupi, que frisou que a Previdência Social é o maior programa social do país. De acordo com ele, o montante destinado ao segmento previdenciário, ao contrário do que dizem, é um investimento, não gasto. Por isso, o CRPS “é fundamental para mostrar ao Brasil o quão importante é a Previdência Social. Dar direito a quem tem direito”.
O dispositivo de honra também contou com a presença do diretor de Benefícios e Relacionamento com o cidadão do INSS, André Paulo Felix Fidelis, do diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência, Alessandro Pereira Lordello, da Procuradora da República Zélia Pierdoná, do professor Fábio Zambite, e do presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa.