A Presidente da Anpprev, Maria Santíssima Marques e a Diretora de Aposentados e Pensionistas, Amélia Caracas, participaram do 1º Seminário Nacional da Autonomia da Advocacia Pública. O evento foi realizado nesta terça-feira (5), em São Luís, no Maranhão e teve como tema principal a autonomia da advocacia pública.
A solenidade de abertura do evento foi composta pelos presidentes das entidades representativas das diversas carreiras da Advocacia Pública Federal, Estadual e Municipal, pela presidente da Comissão da Advocacia Pública do Conselho Federal da OAB, Maria Dionne de Araújo Felipe, e pelo Dep. Federal Duarte Júnior, relator da PEC 82.
Fazendo uso da palavra, todos ressaltaram a importância da autonomia da Advocacia Pública para o bom cumprimento do exercício das funções dos advogados públicos, com a independência que o cargo requer.
Em sua fala a Presidente da ANPPREV, Maria Santíssima, concluiu dizendo que a Advocacia Geral da União sente falta dessa autonomia que já deveria existir desde a sua criação, haja vista que nasceu do desmembramento da Procuradoria da República e, por isso mesmo, não poderia ser inferior àquela em seus direitos e prerrogativas. Que se trata de um clamor da sociedade para a eficiente defesa dos interesses do Estado.
O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública (FPAP).