Como parte das comemorações dos 31 anos, a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais - Anpprev lançou nesta terça-feira (29), o "Comitê Anpprev por Elas", que tem como foco tratar de temas importantes de interesse das mulheres, em especial, das mulheres de carreiras jurídicas.
A Presidente da ANPPREV, Maria Santíssima Marques, abriu a cerimônia e ressaltou que o objetivo do Comitê é promover a participação feminina na Advocacia-Geral da União, debater e trabalhar para compreender, além de combater as nocivas causas e consequências da baixa representatividade de mulheres em posições de maior relevo na carreira, e sugerir soluções para a desigualdade de gênero que permeia a nossa sociedade.
A Presidente disse que o lançamento do Comitê Anpprev por Elas é uma oportunidade para homenagear as mulheres que fizeram história na advocacia. “Neste lançamento, olhamos para trás para honrar e celebrar as realizações notáveis das mulheres que nos antecederam, enquanto olhamos para frente, com esperança e determinação, para construir um futuro em que a igualdade e a excelência sejam alcançadas por todas as mãos que empunham a balança da justiça”.
Na sequência, a Procuradora Federal Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha palestrou sobre o tema: “O lugar da mulher na conjuntura social”; e lembrou do trabalho e das conquistas de mulheres que abriram o caminho para a participação feminina nas carreiras da advocacia pública. A Procuradora disse ainda que o Direito é um instrumento de luta em busca de uma sociedade mais democrática e pluralista. “No dia do lançamento desse Comitê, vamos nos unir em torno da valorização feminina, da mulher como protagonista. Vamos repensar um Brasil mais inclusivo, mais aberto, mais plural e mais democrático” finalizou.
Após as falas, deu-se início a entrega da medalha Anadyr de Mendonça Rodrigues, instituída em homenagem à luta incansável da primeira mulher a assumir, ainda que interinamente, o cargo de Advogada-Geral da União. Anadyr foi responsável pela coordenação dos órgãos vinculados à AGU, que deu origem à Procuradoria-Geral Federal, foi também a primeira Corregedora-Geral da União. A jurista foi agraciada postumamente e suas filhas, Carolina e Daniela Mendonça Rodrigues, receberam a honraria.
Célia Maria Cavalcanti Ribeiro, primeira mulher a ocupar a função de Procuradora-Geral Federal da AGU, Maria Jovita Wolney Valente que, em 48 anos de dedicação ao serviço público, ajudou na organização da AGU e na criação da PGF, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, Conselheira Federal e ex-presidente da OAB/RS, e a Procuradora Federal Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha também receberam a comenda.
O evento contou, ainda, com a presença da Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, da Presidente do Conselho de Recursos da Previdencia Social, Ana Cristina Viana Silveira, da Secretária-Geral de Consultoria da AGU, Clarice Costa Calixto, e diversas autoridades.