O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o neurodesenvolvimento individual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo estão dentro do espectro.
O TEA se manifesta principalmente por comportamentos repetitivos e estereotipados, dificuldades na comunicação e interação social, interesses restritos e resistência a mudanças. Sinais de alerta incluem atraso atípico na fala, expressões faciais limitadas, baixo contato visual, falta de resposta às comunicações dos cuidadores e ausência de sorriso ou olhar direto durante as interações.
O diagnóstico precoce do autismo permite intervenções educacionais e terapêuticas iniciais, otimizando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, de comunicação e comportamento, e aprimorando a capacidade de adaptação e aprendizado.
A Associação Nacional dos Advogados e Procuradores Públicos Federais (ANPPREV) demonstra seu apoio à conscientização sobre o autismo, ressaltando a importância de abordar o tema para reduzir o estigma e promover empatia e compreensão.