A CAPREV realizou, nos dias 13 e 14 de agosto, na sede da ANPPREV, em Brasília, o primeiro módulo do curso “Mediação e Arbitragem – Formação/Capacitação Lato Senso”. Composto de três módulos – iniciação, formação teórica e capacitação prática –, o curso teve por objetivo formar mediadores e árbitros. Os módulos II e III serão agendados posteriormente.
Coordenado pela Dra. Meire Monteiro Mota, Dr. Roberto Ricardo Machado e a Dra. Fabíola Orlando, advogada e mediadora do evento, e ministrado pelos professores Adolfo Braga Neto e Francisco José Cahali, o curso abordou temas como a importância da mediação e arbitragem em diversas áreas, como direito público disponível, direito privado, trabalhista, bem como a capacitação nessas áreas. “A mediação vem para transformar os conflitos, efetivando a cidadania”, afirmou a Dra. Fabíola Orlando. Segundo ela, todos os participantes têm se mostrado bastante entusiasmados com os temas abordados, sentindo-se sensibilizados com a temática.
Na visão do professor Adolfo Braga, deve-se encarar a mediação como um dos métodos de abordagem e tentativa de resolução dos conflitos, em que base é o diálogo. O objetivo maior é pensar o cidadão e sua cidadania plena, numa tentativa de resgatar o poder individual de resolução dos seus próprios conflitos e as responsabilidades inerentes a esse processo.