Agenda cheia. O Conselho Executivo e os Representantes Estaduais da ANPPREV se reúnem nesta semana, em Brasília, para debater temas de interesse dos associados ativos, aposentados e pensionistas, bem como traçar estratégias e alinhar a atuação em prol dos advogados públicos federais nas mais variadas frentes. O cronograma de atividades teve início na manhã desta segunda-feira, 13 de março, na sede da Associação.
Na abertura da programação, a presidente da ANPPREV, Maria Santíssima Marques, agradeceu o apoio e o empenho de cada representante em sua localidade, o que, segundo ela, tem trazido grande motivação a toda a Diretoria. "Essa força é o que nos leva, a cada dia, a trabalhar para que possamos avançar um pouco mais rumo às conquistas desejadas”, observou. O ato de abertura contou ainda com uma homenagem póstuma ao ilustre Procurador Federal Dr. Francisco Adalberto da Nóbrega, falecido no último dia 21 de janeiro.
A manhã foi dedicada à troca de informações, experiências e esclarecimento de dúvidas. Teve espaço também o debate de ideias e propostas com vistas ao incremento do corpo associativo da ANPPREV. Conforme pontuou o diretor de Finanças e Patrimônio, Aluizo de Lucena, a busca por novos associados é “um dever de casa”, que cada representante e diretor deve ter sempre em mente.
Na pauta, ainda durante a manhã, a reinauguração do Centro de Estudos Jurídicos, com um relato do Coordenador de Ensino do CEJ, Álvaro Reinaldo de Souza, sobre as tratativas para o efetivo funcionamento. O projeto, que teve seu Regimento Interno recentemente aprovado, contará com diversos cursos, inclusive de pós-graduação, produção de periódicos e artigos, dentre outras iniciativas. O Procurador-Geral do INSS e associado, Sebastião Faustino de Paula, também presente, enfatizou a importância de que a ANPPREV, por sua relação histórica com o tema, seja “referência” na questão previdenciária e ponderou que esta deve ser uma das vocações do CEJ.
O cronograma da manhã foi encerrado com uma palestra do Procurador-Geral do INSS.
Parlamento
Com a presença de membros da Consilium Soluções Institucionais e Governamentais, que presta serviços para a ANPPREV, a programação da tarde foi iniciada com o diálogo sobre matérias de interesse dos advogados públicos federais ativos, aposentados e pensionistas no Congresso Nacional, bem como sobre a atuação junto aos deputados e senadores.
Durante as conversas, foi destacado o papel de cada representante em buscar canais de interlocução com os congressistas nas bases estaduais. “É dessa forma que pretendemos desenvolver a lida parlamentar. Nós vamos criando este acesso com os deputados e senadores e somando os esforços com a ajuda de vocês”, explicou o associado e assessor parlamentar da Presidência da ANPPREV, Roberto Giffoni. “Cada um ajuda um pouco. É um trabalho em equipe e cada contato se torna fundamental”, acrescentou a também associada e assessora parlamentar da Presidência, Luciana Hoff.
A tarde teve espaço também para esclarecimento de dúvidas sobre questões judiciais, em especial os 28,86%. A atividade, que contou com a participação da advogada Talita Bastos, foi conduzida pela diretora de Assuntos Jurídicos, Eulina Berni.
Homenagem
A programação do primeiro dia do encontro entre o Conselho Executivo e os Representantes Estaduais da ANPPREV foi encerrada com uma homenagem aos mais novos Procuradores Federais aposentados. O ato teve a presença da Procuradora-Geral Federal, Adriana Venturini.
“Não dá pra falar de PGF sem falar da ANPPREV, sem falar dos procuradores que estavam aqui antes da gente”, afirmou ela, ao salientar a estreita relação da Associação com a pasta. Ainda, acrescentou que aqueles que já se aposentaram são os responsáveis por construir as bases de uma instituição forte e valorizada. “Se não fosse o trabalho de vocês, a gente não existiria hoje”, concluiu, ao saudar os homenageados, dentre eles os Procuradores Federais aposentados Marisa Rocha Correto Duarte e José Batista Lima.
O cronograma de atividades segue nesta terça-feira, 14 de março, com reuniões de trabalho e visita a gabinetes na Câmara dos Deputados.