Marc Fazer login
ANPPREV Urgente
ANPPREV/SINPROPREV - Urgente

Dia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estados




 

Dia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estadosO Dia Nacional da Paralisação de Advertência, que ocorreu ontem (9) em pelo menos 14 grandes cidades brasileiras, foi um marco na história da Advocacia Pública e da Defensoria Pública na busca por seus anseios e direitos. A mobilização nacional é fundamental para chamar a atenção do Executivo e eo Legislativo para as demandas das carreiras.

Em São Paulo, mais de 120 advogados públicos federais se reuniram na PRFN3 em uma produtiva mobilização de todas as carreiras da AGU, representadas pelo Sinprofaz, Anprev, Anpaf, Anajur, Anauni, APBC e Unafe, além de representante da OAB -SP.

Houve manifestações incisivas das bases das associações, que criticaram a inércia da AGU ao não defender publicamente os destinos das suas carreiras. Foram anotadas sugestões e o evento resultou em uma união ainda maior de todas as associações em torno da intensificação da mobilização.

No Espírito Santo, cerca de 30 representantes da AGU e da DPU se reuniram em assembleia na OAB-ES por cerca de duas horas. O número é expressivo para o Espírito Santo que conta com cerca de 70 advogados públicos.

Foram discutidas várias propostas para intensificar o processo de mobilização, como visitas às chefias da AGU, Polícia Federal e Fisco, visitas aos parlamentares nas bases estaduais, criação de mecanismos de comunicação em massa, como as redes sociais, para fortalecer a mobilização, e solicitação de apoio institucional das OABs.

Em Alagoas, procuradores federais, advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional foram à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) também se reuniram para pressionar o governo federal por melhorias estruturais, ampliação do quadro de servidores auxiliares e readequação salarial em relação à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.Dia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estados

Além da defasagem salarial em relação a juízes e promotores, uma das principais críticas levantadas no encontro foi a falta de servidores. Segundo o procurador Gustavo de França, em Alagoas só há um servidor efetivo. “Os demais são contratados ou terceirizados. Falta gente para auxiliar”, criticou.

Em Recife, o evento controu com grande adesão dos procuradores lotados na PRFN5.Foram expostas as reivindicações e a necessidade de as categorias se manterem mobilizadas, além de buscar agregar novos colegas de todas as carreiras envolvidas (PFN/AGU/PGF/PBC/DP) na luta pelas demandas comuns.

Estiveram presentes à reunião realizada no Rio de Janeiro aproximadamente 70 Advogados Públicos Federais. Após os debates, onde ficou evidenciado o sentimento de que o AGU não atua em sintonia com os interesses das carreiras, foi deliberada a formação de grupos para visitação a parlamentares e outros agentes públicos para que a causa da Advocacia Pública fique mais conhecida, bem como a busca de possíveis interlocutores no diálogo com o Governo. Deliberou-se ainda, por maioria, a elaboração de Nota de Repúdio ao posicionamento do Ministro Adams, bem como ao próprio ministro, tendo em vista o posicionamento externado por ele na reunião realizada com os representantes sindicais em 08/05/2012.

 

Dia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estadosDia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estadosDia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estados

Dia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estadosDia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estadosDia Nacional da Paralisação mobilizou advogados e defensores federais nos estados

Fonte/Autor: Forvm.




    

© ANPPREV 2025 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto