Em nota pública divulgada nesta terça-feira, 5 de julho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV faz parte, manifesta indignação diante da falta de recomposição das perdas remuneratórias dos servidores públicos federais.
“Ontem, 4 de julho, venceram os prazos legais para concessão de recomposição salarial ao funcionalismo sem que o governo federal tivesse enviado qualquer proposta ao Congresso Nacional”, afirma o Fórum em trecho do documento, que ainda destaca as sucessivas perdas remuneratórias impostas ao funcionalismo nos últimos anos.
“Lembramos ainda que, em 2019, o governo aprovou a Emenda Constitucional 103, da reforma da Previdência, com elevação das alíquotas de contribuição dos servidores civis de 11% para até 22%, o que diminuiu nominalmente os salários, incluindo as aposentadorias. Ou seja, além da perda real em decorrência do processo inflacionário, houve redução nominal da renda do funcionalismo federal civil, em função da majoração das alíquotas de contribuição previdenciária”, acrescenta o Fonacate.
Leia aqui a nota pública na íntegra.