O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela ANPPREV, voltou a se reunir com a equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, liderada pelo diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cléber Izzo, nesta quarta-feira, 15 de julho. O encontro teve como objetivo dar continuidade às tratativas acerca das pautas de interesse do funcionalismo.
De volta à mesa de interlocução, as lideranças do Fonacate reforçaram pleitos já apresentados à pasta, como o aumento (de 2% para 5%) no percentual de liberações de servidores para licença capacitação nos órgãos da Administração Pública federal, medida que o secretário Wagner Lenhart já havia se comprometido a viabilizar.
A possibilidade de redução no tempo de refeição (de 1h para 30min) e a manutenção dos dirigentes liberados para o exercício de mandato classista na folha de pagamento da União foram dois pontos para os quais os representantes do Fonacate exigiram providências. De acordo com Izzo, o governo deverá apresentar respostas a estas questões até o início de agosto.
As Carreiras de Estado cobraram respostas também sobre a posição do governo em relação à ampliação do teletrabalho e ao planejamento estratégico para o retorno seguro das atividades presenciais.
Na oportunidade, o Fórum convidou a SGP para participar da conferência virtual sobre governo digital, inteligência artificial e teletrabalho no serviço público, a ser realizada em setembro (saiba mais aqui).