As próximas semanas serão marcadas pelo início dos diálogos entre o governo federal e os servidores do Executivo, acerca da pauta reivindicatória da classe. Está prevista para o dia 7 de fevereiro a reunião de reinstalação da mesa negocial, no âmbito do recém-criado Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A ANPPREV, por meio do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), participará do encontro, que terá também a presença de representantes de outros fóruns do setor público. A reunião do próximo dia 7 e os diálogos posteriores na mesa negocial serão capitaneados pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça.
A recomposição remuneratória das carreiras, frente às sucessivas perdas inflacionárias dos últimos anos, será um dos temas prioritários da agenda de interlocução entre o governo e os servidores. A defasagem salarial, inclusive, foi tema central de ofício encaminhado pelo Fonacate à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, no último dia 11 de janeiro. O documento (leia aqui na íntegra) destaca a urgência do pleito pelo reajuste em especial após carreiras do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública da União já terem avançado em suas demandas.
Mobilização
Para dar o pontapé inicial à Campanha Salarial de 2023, a ANPPREV e demais afiliadas ao Fonacate promoverão na próxima terça-feira, 31 de janeiro, um Dia Nacional de Mobilização, em parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A data contará com ato virtual, a partir das 14h, com transmissão da página do Fonacate no YouTube (acesse aqui).
Acompanhe a atividade e fique atento aos próximos chamados. Anppreviano, seu engajamento nas mobilizações será decisivo.
Juntos, somos ainda mais fortes!