Pesquisa realizada pelo Painel do Poder, do Congresso em Foco, aponta que 72% dos líderes no Congresso Nacional são a favor da estabilidade e 43% discordam da flexibilização da prerrogativa, conforme prevê a Proposta de Emenda à Constituição 32/2020. O mesmo levantamento mostra que, na avaliação dos entrevistados, a reforma administrativa não deve ser aprovada ainda este ano.
Na comparação com a reforma tributária, outra pauta relevante, a tramitação da reforma administrativa tem menores chances de ser concluída em 2020: enquanto 47% dos parlamentares ouvidos não acreditam na aprovação das mudanças no sistema tributário brasileiro neste ano; 52% não acreditam na aprovação da PEC 32/2020 no mesmo período. Na tabela abaixo, elaborada pelo Painel do Poder, é possível confirmar a tendência, de acordo com a expectativa dos parlamentares mais influentes.
Veja que, na escala de 1 a 5, a percepção da possibilidade de aprovação da reforma tributária ainda neste ano tem média de 2,58, enquanto a reforma administrativa fica com 2,38.
Outro ponto indicado pela pesquisa é o apoio à manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores. 57% dos parlamentares ouvidos pelo Painel do Poder são contrários à extinção do regime.
Para o levantamento, o Congresso em Foco entrevistou 70 deputados e senadores que exercem influência no Congresso, como líderes de bancadas, presidentes de comissões e de frentes parlamentares, entre os dias 14 e 20 de setembro.