A Receita Federal abriu nesta sexta-feira, 22 de maio, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. A previsão é que o pagamento seja creditado nas contas dos contribuintes na próxima sexta, 29. Esse lote contempla pessoas com 60 anos ou mais, portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, que são considerados prioritários.
Neste ano, em face da pandemia do novo Coronavírus, a Receita Federal ampliou o prazo de entrega da declaração de imposto de renda, que passou de 30 de abril para 30 de junho, mas o calendário de restituição permanece o mesmo.
Os contribuintes que não foram contemplados nesse lote, mas já encaminharam a declaração desse ano, podem verificar se há alguma inconsistência nos dados enviados. Para isso, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita, ou ligue para 146. Caso haja inconsistências, é possível enviar uma declaração retificadora. Quanto antes as informações forem corrigidas, maiores são as chances de o contribuinte ser incluído no próximo lote, além de evitar que ele caia na malha fina.
Confira o cronograma de pagamento dos lotes de restituição:
1º lote - 29 de maio
2º lote - 30 de junho
3º lote - 31 de julho
4º lote - 28 de agosto
5º lote - 30 de setembro