Portal de Notícias AGU
Estudantes graduados em Direito e regularmente matriculados em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu, na área jurídica, terão uma oportunidade única: no próximo dia 28/10, a Escola da AGU lançará edital para o Programa de Estágio de Pós-Graduação em Direito, por meio do qual os interessados poderão vivenciar, na prática, as atividades da Advocacia-Geral da União.
As vagas são destinadas tanto aos interessados em cursar a Pós-Graduação oferecida pela EAGU (com turmas previstas para março de 2022, conforme disporá o edital), quanto aos estudantes de outras instituições de ensino de todo o país, públicas ou privadas, desde que conveniadas com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O estagiário terá carga-horária de 30 (trinta) horas, cumpridas e supervisionadas na modalidade a distância, e desempenhará atividades diversas, como pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, realização de estudos jurídicos e elaboração de peças processuais, pareceres jurídicos, relatórios, atos normativos, entre outros documentos relacionados à atuação finalística da Advocacia-Geral da União.
O estágio será remunerado e, nos concursos para as carreiras da AGU, será contabilizado como pontuação adicional nas provas de título e aproveitado como tempo de prática jurídica.
As inscrições e o acompanhamento serão feitos pelo CIEE após a divulgação do edital de abertura, que trará todos os detalhes.
Gratuidade
No caso do candidato que optar por participar da seleção escolhendo as vagas vinculadas à realização do curso oferecido pela Escola da AGU, caso aprovado ele será matriculado na turma do primeiro curso de especialização em “Funções Institucionais da Advocacia-Geral da União”, na modalidade a distância, a qual será totalmente gratuita –
ressalvadas hipóteses de desligamento e de reprovação, caso no qual o aluno deverá ressarcir o valor previsto no termo de compromisso.
A pós-graduação será integralmente online e terá duração de 24 (vinte e quatro) meses, com previsão de início em março de 2022. O curso abrangerá toda a diversidade de atribuições da Advocacia-Geral, com disciplinas distribuídas nos módulos “contencioso”, “consultivo” e “tópicos especiais”. Assim, além das temáticas que integram o tronco de atuação da AGU, serão abordados casos concretos e precedentes em diversos ramos do Direito.
O curso contará com aulas expositivas assíncronas gravadas, leitura de material científico (doutrinário ou jurisprudencial), participação em chat de discussão e realização de atividades acadêmicas de avaliação.