A ANPPREV é uma entidade filiada:
ANPPREV

Notícia

SESSÃO ORDINÁRIA DO CFOAB ABRE ANO JURÍDICO DA ADVOCACIA

  11/02/2014
  13:03
  Atualizado em 11/02/2014 13:13

O presidente Antonio Rodrigues participou na manhã de hoje (10.02), juntamente com conselheiros federais, profissionais advogados, representantes da Advocacia Pública e autoridades, da sessão ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB, que deu início oficial ao Ano Jurídico da Advocacia.

 

O evento foi conduzido pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que deu as boas-vindas aos advogados, destacando que, apesar de os desafios de 2014 já serem conhecidos, serão superados com energia renovada.

 

Destacou, ainda, a importância da reforma política, uma das principais pautas das manifestações populares realizadas no ano passado, além da importância do protagonismo da OAB em questões sociais e políticas como esta.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli participou como convidado e palestrante, ocasião em que defendeu que os advogados, além dos próprios cidadãos, sejam os únicos autorizados a representar perante o Estado. "A parte só pode atuar diretamente ou fazer se representar por alguém, que é o advogado. E o órgão que dá responsabilidade e controla essa representação é a OAB", disse o ministro, que também destacou as benesses do uso de processos eletrônicos e a necessidade de se ampliar o plenário virtual do STF, para que o Judiciário consiga ser mais célere.

 

Outra homenagem foi prestada à advogada Deborah Maria Prates Barbosa, advogada portadora de deficiência visual, que obteve junto ao Supremo Tribunal Federal o direito a peticionar fisicamente até que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) esteja totalmente adaptado às pessoas com deficiência, bem como o direito de circular pelas dependências do Tribunal de Justiça do Rio com o seu cão-guia.

 

Assim como o ministro Dias Toffoli, Deborah recebeu uma placa de elogio do CFOAB, além de ser convidada a integrar as comissões de tecnologia e de inclusão da OAB.

 

Foi também dada ampla ênfase ao pagamento dos honorários de sucumbência aos Advogados Públicos quando da aprovação do novo CPC pela Câmara dos Deputados.

 

O presidente da Anpprev agradeceu o apoio da OAB e pediu ao Dr. Marcus Vinícius que permaneça ao nosso lado agora que o projeto irá ser votado no Senado da República.


Galeria


Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado       Privacidade


A experiência que faz a diferença.
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
1341