Hoje, 4 de fevereiro, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa à conscientização a respeito da doença, por meio da disseminação de informações.
Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença deve ultrapassar a marca de 625 mil novos casos entre 2020 e 2022. Fatores externos (hábitos de vida e mudanças no meio ambiente, por exemplo), provocados pelo próprio homem, são apontados como os principais motivos para a incidência dos diferentes tipos de câncer: cerca de 80% a 90% dos casos.
Prevenção
O Inca alerta sobre a importância da prevenção. Existem duas fases: a primária, para evitar que a doença se desenvolva, e a secundária, que é quando se detecta e trata doenças pré-malignas (como o HPV) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Algumas das dicas para evitar o câncer são: evite fumar, tenha uma alimentação mais saudável, pratique atividades físicas, tenha um peso corporal adequado, evite exposição ao sol das 10h às 16h, evite alimentos como carne processada e ingestão de bebidas alcoólicas, evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho (químicos, físicos e biológicos), dentre outros.
Para as mulheres, é importante que a partir dos 25 anos façam exames preventivos de câncer do colo do útero a cada três anos. Para as que tiveram filhos, a amamentação prolongada, além de proteger a criança, reduz a possibilidade de desenvolvimento do câncer de mama.
Outro fator importantíssimo é a vacinação. A vacina contra a Hepatite B, que ocasiona o câncer de fígado, está disponível em todos os postos de saúde do país. Para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, está disponível, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o HPV.
Desafio 21 dias
A campanha deste ano é um convite do Inca que visa estimular uma adoção de vida mais saudável. O “Desafio: 21 dias para sua Saúde”, é uma proposta que faz parte do tema “Eu sou, eu vou” da UICC.
O objetivo, segundo o Instituto, é mostrar que é possível alcançar um futuro com mais saúde. “O participante será estimulado a se mover de maneira diferente, relaxar e experimentar coisas que talvez não tenha feito antes. As tarefas foram planejadas para serem rápidas, simples e divertidas”, explica.
Veja aqui os materiais da campanha.